Objetivo
O MESPT visa à formação de profissionais para o desenvolvimento de pesquisas e intervenções sociais, com base no diálogo de saberes (acadêmicos e tradicionais) e em prol do exercício de direitos, do fortalecimento de processos autogestionários da vida, do território e dos bens naturais, da valorização da sociobiodiversidade e salvaguarda do patrimônio cultural (material e imaterial) de povos indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais.
São objetivos específicos do curso:
a) Formar profissionais capazes de diagnosticar e analisar criticamente contextos, processos sociais e políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento e à sustentabilidade de povos e territórios tradicionais;
b) Formar agentes de diálogo intercultural, capazes de mediar conflitos socioambientais, de propor e dinamizar o desenvolvimento colaborativo de projetos, metodologias e/ou tecnologias sociais para a sustentabilidade de povos e territórios tradicionais;
c) Potencializar processos de autogestão territorial ou gestão compartilhada entre distintos atores sociais, que se baseiem em formas sustentáveis de organização social e de relação sociedade-natureza;
d) Contribuir para o desenvolvimento de enfoques interdisciplinares e métodos colaborativos de pesquisa e intervenção social, no âmbito das entidades ou órgãos em que atuam profissionalmente a(o)s estudantes do curso;
e) Contribuir para o fortalecimento de capacidades organizativas de órgãos e entidades que atuam junto a povos e territórios tradicionais, por meio do desenvolvimento de pesquisa implicada e da formação interdisciplinar de profissionais pertencentes aos seus quadros;
f) Contribuir para o desenvolvimento teórico, metodológico e epistemológico relativo às dimensões do diálogo de saberes, formulando conceitos que contemplem uma concepção ampla de sustentabilidade (não restrita ao ambiente), territorialidade e interculturalidade;
g) Promover a construção colaborativa, o intercâmbio e a articulação em rede de iniciativas de pesquisa e intervenção social orientadas pela perspectiva da interculturalidade e da sustentabilidade.